domingo, 5 de julho de 2009

PREPARANDO-SE PARA ADORAR.


"A Ti, ó Deus, fiel e bom Senhor,

Eterno Pai, supremo Benfeitor,

Nós, os teus servos, vimos dar louvor,

Aleluia! Aleluia!

Henry Maxwell Wright (1848-1931)

Um sábio pregador disse certa vez: "Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos". Eclesiastes 5:1. Note como está certo de que entraremos na casa de Deus, ainda que, ao mesmo tempo, tenhamos que prestar atenção à maneira e ao motivo pelos quais vamos.

A adoração pública é um grande privilégio ! negligenciá-la é um pecado de consequências terríveis. Veja Hebreus 10:23-31. Aqueles que propositalmente deixam a assembléia dos santos ! mesmo que sejam ortodoxos na doutrina ! pisam o Filho de Deus, têm por profano o sangue da aliança com o qual foram santificados e fazem agravo ao Espírito da graça. Alguém que se diz crente e negligencia a adoração pública devia se envergonhar de tamanha hipocrisia!

Davi disse: "Porém eu entrarei em tua casa pela grandeza da tua benignidade; e em teu temor me inclinarei para o teu santo templo". Salmo 5:7. Em outras palavras, esta era sua resolução firme. Ele não se desviaria apesar do fato de tantos de seus vizinhos terem pela adoração a Deus um completo desprezo. Não permitiria que esta influência má prejudicasse sua adoração. Estava determinado a entrar no santo templo (tabernáculo), para que lá pudesse se prostrar diante de Deus em reverência e santo temor. E baseada em que esta resolução seria executada? Ele se aproximaria da presença de Deus ! não tendo como base méritos próprios, mas unicamente a misericórdia de Deus!

Assim também é o caso do povo de Deus hoje em dia. A adoração verdadeira começa na misericórdia e graça de Deus. Bem-aventurado é o homem que Deus escolhe e faz se aproximar da presença divina. Veja Salmo 65:4. Os desejos santos e impulso de se aproximar se originam no próprio Deus. João 6:44. Os teólogos chamam a isto graça preventiva; isto é: antes que o homem possa buscar a Deus, Deus primeiro o busca ! antes que o homem possa se achegar a Deus, é Deus quem primeiro Se achega ao homem. Deus é sempre prévio. Ele sempre toma a iniciativa.

Ao mesmo tempo, há inúmeros versículos que parecem sugerir que Deus espera que o homem dê o primeiro passo. Por exemplo: "Portanto dize-lhes: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Tornai-vos para mim, diz o Senhor dos Exércitos, e eu me tornarei para vós, diz o Senhor dos Exércitos". Zacarias 1:3. Também em Malaquias 3:7: "Tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o Senhor dos Exércitos". O livro de Tiago (4:8) afirma: "Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós". Estas passagens - e outras semelhantes ! implicam que o homem tem que buscar a Deus primeiro.

Bem, não há contradição! A Bíblia ensina que o que Deus ordenou ! buscar a Sua face, tornar, achegar-se, etc. ! Ele mesmo opera em nós. Veja Isaías 26:12, 1 Coríntios 15:10, Filipenses 2:13. O próprio Deus leva o faminto à mesa e o sedento à fonte. Deus mesmo cria no pecador esta fome e esta sede. Ele nos atrai. Mas o pecador, ao mesmo tempo, tem a responsabilidade de ir, de tornar, aproximar-se e de se preparar. Se deixarmos de ir, a culpa é única e exclusivamente nossa.

Mas como devemos nos preparar para uma adoração aceitável? O profeta Amós disse: "Prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus", 4:12 ! o que provavelmente se aplica tanto à adoração cristã quanto ao julgamento de Deus sobre Israel. Samuel disse ao povo, em sua época; "Se com todo o vosso coração vos converterdes ao Senhor, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e preparai o vosso coração ao Senhor, e servi a ele só, e vos livrará da mão dos filisteus". I Samuel 7:3. Com certeza devemos Preparar "o caminho do Senhor" e endireitar "as suas veredas". Mateus 3:3. Perdemos o desfrutar de muitas bênçãos porque não preparamos, de maneira certa, a nossa alma para adorar".

Note as seguintes observações:

PREPARAÇÕES PARA A ADORAÇÃO EM PARTICULAR

n "Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra". Salmo 46:10. A preparação para adorar acontece na quietude (bem-aventurada quietude) de nossa alma. Entramos ! pelo menos de maneira figurada ! em nosso quarto e fechamos a porta. O mundo não pode entrar neste santo dos santos.

n "Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança". Salmo 62:5. "Esperar" significa ficar num lugar ou permanecer pronto ou em antecipação até que algo aconteça. Esperar em Deus sugere que meu coração fica num lugar até que o Espírito de Deus Se encontra com meu espírito. Esperamos em Deus como um servo espera pelo mestre ao ficar atento, até que as ordens sejam dadas.

n "Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é santo: Num alto e santo lugar habito, como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos". Isaías 57:15. A humildade é uma necessidade na adoração. Temos que nos humilhar "debaixo da potente mão de Deus", 1 Pedro 5:6 ! "prostando-nos diante dEle".

n "Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus". Romanos 10:3. A adoração verdadeira só pode vir de um coração submisso ! submisso a Deus e a Sua justiça, submisso a Cristo e a Seu governo soberano, submisso ao Espírito e à Sua Palavra.

n "Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado". Salmo 32:5. É necessário haver a confissão de pecado antes de se iniciar uma adoração verdadeira ! e antes da confissão deve haver uma percepção da natureza do pecado. Isto quer dizer que um crente não deve só usar um padrão de palavras, mas é preciso que haja uma confissão real, sem reservas, sincera ! não do erro, ou engano ou equívoco ! mas de pecado positivo e absoluto contra Deus na sua vida.

n "Eu, porém, olharei para o Senhor; esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá". Miquéias 7:7. A palavra "esperarei" neste versículo significa perscrutar à distância, olhar para, ficar vigilante. A adoração verdadeira começa quando o Senhor Se aproxima de nossa alma e nossos olhos estão fixos n?Ele. Toda alegria terrena ! todo relacionamento humano ! toda ambição por coisas do mundo então desaparecem. O hino diz: "Fita teus olhos em Cristo, tão cheio de graça e amor: e o mundo vil sem valor será posto a luz do glorioso Senhor".

n "Dai ao Senhor a glória devida ao seu nome, adorai o Senhor na beleza da santidade". Salmo 29:2. Isto é adoração verdadeira! Curvar-se na presença de Deus em completa submissão, louvando e glorificando Seu nome com nosso coração.

PREPARAÇÕES PARA A ADORAÇÃO EM PÚBLICO

n O melhor modo de se preparar para a adoração em público é a adoração em particular. Se não adoramos realmente a Deus em particular, então é muito difícil que possamos adorar só porque estamos na assembléia dos santos. Mas muitos crentes se enganam neste ponto porque não entendem a verdadeira natureza da adoração. Os cultos de adoração de muitas igrejas hoje em dia não são nada mais do que só torcidas organizadas religiosas (concentração de torcida). Num esforço de agitar as emoções e criar uma atmosfera "espiritual", os pregadores se tornam chefes de torcida que pedem a reação da multidão. A congregação é levada a um frenesi emocional com gritos, aplausos, choro, risos e mãos erguidas ! e isto é visto como sinais da presença de Deus. Depois o povo vai para casa achando que realmente "adorou" a Deus ! quando, na maioria das vezes, foi só um caso de emoção e sensualidade com um nome religioso.

n Antes de irmos adorar em público, devemos confessar nossos pecados. É abominação a Deus quando tentamos chegar diante d?Ele com formalidades vãs e pecados não confessados. Veja Isaías 1:12-18. Nossas orações ! em momentos assim ? O aborrecem (veja Salmo 66:18); nossos cânticos se tornam detestáveis (veja Amós 5:21-23); e nossa audição se torna prejudicada. Portanto, devemos pedir ao Senhor para sondar nosso coração, mostrando-nos os pecados que estão lá. Se houver necessidade de arrependimento, vamos nos arrepender. Se houver necessidade de reconciliação com alguém, vamos resolver o assunto antes de dar nossa oferta. Veja Mateus 5:23-24.

n Ao entrar na assembléia dos santos, devemos ser pontuais. Muita gente ficaria horrorizada se chegasse tarde a um casamento, concerto ou compromisso social ! mesmo assim se sente livre para chegar atrasado a um culto de adoração ao Deus Altíssimo. Chegar atrasado muitas vezes indica falta de interesse e falha em reconhecer a importância da adoração. Tais pessoas, aparentemente, não esperam entrar na presença de Deus em nenhum sentido marcante.

n Com certeza devemos entrar na casa de Deus com antecipação ! de acordo com a promessa de Deus ! de que Ele Se encontrará conosco lá. Jesus disse: "Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles". Mateus 18:20. A igreja do Novo Testamento é a "casa de Deus", 1 Timóteo 3:15; e a "morada de Deus em Espírito", Efésios 2:22. Há um sentido especial no qual a presença de Deus habita na igreja (assembléia). Nem sempre percebemos Sua presença nem sentimos a atração do Seu Espírito, talvez seja porque deixamos de esperar com antecipação e vigilância confiante. Chegamos correndo ao culto às 19:00 horas e saímos correndo às 20:00 ! e se Deus não tiver entrado durante este tempo que nós designamos para Ele, Ele vai ter que esperar até a próxima semana. Pense nisto!

n Ao entrar no lugar de adoração devemos fazer com que nossa mente se focalize em Deus e em Sua Palavra. Esta instrução vale todo o tempo, mas nos cultos da igreja devemos disciplinar especialmente nossa mente contra as distrações. Satanás pode aparecer como um passarinho pronto para pegar a semente assim que for semeada. Ele descerá nas asas de acontecimentos atuais, esportes, negócios, gente e política para pegar a semente preciosa da verdade. Temos que aprender que muita conversa antes e depois do culto não leva à adoração. Cuidado para não colocar uma pedra de tropeço em sua frente e na dos outros.

n Durante o culto ! se houver hinos ou cânticos ! tente se concentrar nas palavras e no significado espiritual deles. Cante com o espírito e também com o entendimento. Veja 1 Coríntios 14:15. Deixe a melodia ser, em seu coração, ao Senhor. Veja Efésios 5:19. Além disso, quando a mensagem for pregada, concentre sua atenção na Palavra de Deus. "Cingindo os lombos do vosso entendimento" para que seus pensamentos não fiquem vagando sem rumo. Não olhe ao redor para ver quem está sentado perto de quem, nem para admirar a roupa de alguém, nem para fazer caretas para um bebê. Guarde-se contra o ócio da mente e sonolência que é promovida pela televisão e mídia impressa. A mente continuamente indisciplinada dificilmente alcançará as exigências da adoração pública. Ore pedindo compreensão e iluminação.

n Não faça críticas excessivas ao pastor nem aos outros adoradores. É uma vergonha que hoje em dia muitos pregadores obscureçam a Palavra e prejudiquem a verdadeira adoração contando histórias, piadas ou só batendo-papo. Que o Senhor repreenda tais ministros. De nossa parte, não vamos receber acusações contra um ancião (pastor), a não ser diante de duas ou três testemunhas. Veja 1 Timóteo 5:19. Não nos tornemos endurecidos à verdade.

n Quando a Bíblia for lida, cantada ou exposta, aplique diligentemente a verdade a si mesmo. Comprometa-se a obedecer. Considere cada palavra de repreensão, conselho e exortação como necessária e útil a você. Admito, cada sermão não é para cada pessoa. Há porções das Escrituras que talvez não precise especialmente hoje ! mas embora não precise desse ensinamento agora, há outros que precisam. E além disso, você deve agradecer a Deus e louvá-lO (adorar) por cada verdade dita.

n Adoração ! mesmo a pública ? é fundamentalmente uma coisa pessoal e particular. Muita gente assiste os cultos semana após semana e realmente nunca adora, mas em algum lugar na assembléia ! sentado num banco e meditando na Palavra ! há um santo, cujo coração se ergue em louvor e adoração a Deus. Ele se regozija em espírito por causa da bondade e graça de Deus. Ele canta sobre Jesus ! e é mais do que simplesmente palavras, é uma experiência pessoal de fé. Ele ouve a Palavra de Deus - e seu coração arde dentro do peito. Ele ora ! e sua oração é ouvida no céu, e até diante do trono da graça no Santo dos Santos. Ele adora ! mas não por acidente.

Imagine que diferença faria em nosso próximo culto, se o Senhor ressurreto aparecesse de repente no meio da igreja mostrando as mãos e o lado feridos. Isto causaria um temor santo no culto e seria uma experiência que jamais esqueceríamos. É claro que não veremos Jesus em Seu corpo ressurreto, até que venha nas nuvens. Contudo, podemos sentir Sua presença de modo real através do Espírito Santo. Estamos preparados para adorá-lO?